Associação dos Ciclistas de Poços de Caldas

A Associação dos Ciclistas de Poços de Caldas é uma associação sem fins lucrativos cujo objetivo é defender os interesses desta classe.

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CARTA DE DEMANDAS

A Associação dos Ciclistas de Poços de Caldas-ACPC é uma entidade sem fins lucrativos, reconhecida como instituição de utilidade pública em Poços de Caldas, fundada em maio de 2018 com o intuito de contribuir para a melhoria da mobilidade urbana, bem como para o fomento da prática do ciclismo em todas as suas modalidades, segurança no trânsito e realização de eventos e cicloturismo.


A ACPC também é responsável por um dos principais trajetos de cicloturismo do Brasil, conhecida como Rota do Vulcão, única rota de cicloturismo do mundo a ser feito ao redor de uma caldeira vulcânica, na qual envolve 13 municípios em nossa região. 


Poços de Caldas é uma das únicas cidades do Brasil que tem todas as modalidades de ciclismo, tendo em cada uma delas, profissionais renomados nacionalmente e internacionalmente. 


Vimos por meio desta apresentar aos órgãos públicos as principais demandas levantadas pela ACPC, devendo ser levado em conta que a mesma representa mais de 5000 ciclistas da nossa cidade e da região:


1) MANUTENÇÃO EM TODAS AS CICLOVIAS EXISTENTES DA CIDADE

Com um aumento significativo e perceptível de ciclistas em nossa cidade, é de fundamental importância que sejam feitas manutenções nas ciclovias existentes, principalmente a da zona sul, a qual se encontra em péssimo estado de conservação, fazendo com que ciclistas utilizem o acostamento da pista para se locomoverem, colocando suas vidas em riscos. 


2) CONEXÃO DAS CICLOVIAS DA AV. JOÃO PINHEIRO COM A DA ZONA SUL 

          A conclusão dessa conexão foi prometida para final de 2022. Porém, até a presente data as obras não foram nem mesmo iniciadas. Atualmente os ciclistas que cruzam o centro da cidade em sentido a zona sul compartilham seu trajeto com veículos leves e pesados, novamente, colocando suas vidas em risco.      


3) CRIAÇÃO DE CICLOVIA NA ZONA LESTE 

Outro projeto que deve ter muita atenção e também foi prometido pelo executivo é a criação de uma via cicloviária para conectar o centro à zona leste da cidade, a qual carece 100% deste modal. Consideramos ser um dos trajetos mais perigosos para ciclistas, haja vista o grande movimento de veículos leves e pesados compartilhando com ciclistas que por lá trafegam. 


4) CRIAÇÃO DE CICLOVIA ATÉ O TREVO DO ANTIGO KART 

No último levantamento feito pela ACPC, por mês, mais de 1200 ciclistas trafegam sentido Bairro Bortolan utilizando a Av. Mansur Frayha ou a Av. João Pinheiro, locais esses que não possuem sinalização adequada para ciclistas e veículos e nem ciclovia ou ciclofaixa. Consideramos ser esse o ponto mais crítico e perigoso da cidade, assim como a conexão do centro com a zona leste. 


5) SINALIZAÇÃO NAS ESTRADAS NÃO PAVIMENTADAS QUE TENHAM GRANDE MOVIMENTAÇÃO DE CICLISTAS

A prática do ciclismo em áreas rurais tem crescido cada vez mais. Portanto, o deslocamento dos mesmos, na maioria das vezes É através de estradas não pavimentadas, onde não há qualquer tipo de sinalização ou demarcação para ciclistas e veículos. É de fundamental importância que estas sejam sinalizadas. Não são poucos os casos de acidentes que envolvem ciclistas e veículos em estradas de terra. Em 2022 tivemos 4 acidentes graves de conhecimento da ACPC. 


6) MELHORIA NAS SINALIZAÇÕES NAS ESTRADAS PAVIMENTADAS AO REDOR DE POÇOS

Como explicado acima, com o aumento da utilização de bicicletas é fundamental que as estradas que ligam as cidades vizinhas recebam sinalização, especialmente para alertar o motorista de veículos sobre a eventual presença de ciclista no trajeto. 

Estradas:

Poços -> Palmeiral 

Poços -> Águas da Prata

Poços -> Andradas

Poços -> Santa Rita de Caldas

Poços -> Trevo de Botelhos / Bandeira do Sul


7) CRIAÇÃO DE CICLOFAIXA E SINALIZAÇÃO NA RODOVIA DO CONTORNO 

A recém reformada “Rodovia do Contorno”, além de não ter acostamento (o que existia antes), não possui sinalização adequada para motoristas. Por cruzar a cidade, muitos ciclistas utilizam esta rodovia para trafegarem para seus trabalhos, principalmente distrito industrial ou zona sul, e também para prática de ciclismo de estrada. Não há sinalização alguma na rodovia informando sobre ciclistas na via. Novamente um local de muito risco para ciclistas! 


8) MUDANÇA DO SENTIDO DO TRÁFEGO NA ESTRADA QUE DÁ ACESSO À SERRA DO CRISTO (SUGESTÃO PARA QUE SEJA MANTIDO SOMENTE UM SENTIDO) 

A serra do Cristo é um dos principais atrativos turísticos e também para praticantes de atividade física – tais como ciclistas, corredores e caminhantes. Ocorre que a via de acesso pelo asfalto é estreita e sem nenhuma faixa de acostamento, o que impossibilita o tráfego de dois veículos e o compartilhamento com os demais usuários. A sugestão já apresentada para a Secretaria de Obras e para o DEMUTRAN é para que seja mantida apenas uma via de subida pelo asfalto e uma via de descida pela estrada existente na parte de trás da serra. 


9) IMPLANTAÇÃO DE BICICLETÁRIOS EM DIVERSOS PONTOS DA CIDADE, INCLUINDO A ÁREA CENTRAL

Incentivando cada vez mais a utilização da bicicleta, é de suma importância a colocação e/ou regulamentação de bicicletários públicos ou privados em locais de grande movimento de ciclistas como bicicletarias, supermercados, restaurantes e comércio da cidade. 

Além de incentivar o uso da bicicleta, os bicicletários deixarão mais organizados e seguros os locais frequentados pelo ciclista.  


10) DISPONIBILIZAÇÃO DE BICICLETAS DE ALUGUEL PARA A POPULAÇÃO 

Promessa já feita pela atual administração de colocar bicicletas de aluguel em pontos estratégicos da cidade para que os cidadãos, inclusive turistas, possam utilizá-las para deslocamentos. 


11) ATENÇÃO DOS ÓRGÃOS DE SEGURANÇA PÚBLICA EM RELAÇÃO AO AUMENTO DE FURTOS DE BICICLETAS 

Houve um aumento significativo de furtos de bicicletas em residências. Somente ano passado foram furtadas mais de 17 bicicletas. Contamos com o empenho dos órgãos de segurança para que os furtos não ocorram, bem como agilidade na apuração dos casos e devolução das bicicletas aos seus proprietários. 


12) SOLICITAÇÃO DAS BICICLETAS QUE FORAM APREENDIDAS PARA QUE POSSAM SER USADAS PELA ACPC

Existem centenas de bicicletas apreendidas na Delegacia da Polícia Civil que podem ser destinadas à doação, uma vez que não foi possível identificar seus proprietários. A ACPC solicita sejam repassadas a ela e se compromete a prestar contas da destinação das bicicletas, quer sejam doadas ou utilizadas em aulas práticas para iniciantes no uso da bicicleta.  


13) UTILIZAÇÃO DA VIA MOGIANA E RECONSTRUÇÃO DO PONTILHÃO PARA CRIAÇÃO DE CICLOVIA E LOCAL PARA PRÁTICA DE CAMINHADA E CORRIDA 

Com uma extensão de mais de 7km, a antiga “linha do trem” ou via Mogiana, que tem início na Estação Fepasa e vai até a Av. Celanese, que hoje se encontra em total estado de abandono, pode ser utilizada para criação de ciclovia e pista de corrida e caminhada. Podemos citar como exemplos: I) o que foi feito ao redor do Rio Pinheiros em São Paulo; II) a ciclovia na cidade de Marilia que passa ao lado da linha férrea e; III) as ciclovias de Campos do Jordão e a de São Gonçalo RJ. 


O pontilhão foi totalmente desativado na via Mogiana, local este que é de suma importância para passagem de pedestres e ciclistas, porém impossibilitado de transitar hoje. É fundamental sua reforma, a colocação de dormentes para que possa ser utilizado por essas pessoas, evitando assim passar por dentro de propriedades privadas como é feito hoje e tem gerado grande transtorno para todos. 


14) ILUMINAÇÃO DA RODOVIA ATÉ A UNIFAL (UNIVERSADE) PARA INCENTIVO DO USO E SEGURANÇA DOS QUE UTILIZAM BICICLETA PARA IR A FACULDADE E PARA A PRÁTICA DO CICLISMO

O trecho entre o trevo da Av. Celanese e a Faculdade UNIFAL necessita urgentemente de iluminação para que ciclista trefegue com segurança, pois é um trecho perigoso, especialmente no período noturno. 


15) INCENTIVO AOS ATLETAS PROFISSIONAIS DE NOSSA CIDADE COM PROJETOS ESPECÍFICOS E BEM ELABORADOS E COM PREVISÃO PARA QUE OS MESMOS SEJAM FILIADOS AOS CLUBES OU ASSOCIAÇÃO DAS MODALIDADES

Poços de Caldas possui dezenas de atletas renomados em todo o mundo que representam Poços e o Brasil em competições nacionais e internacionais através da CBC (Confederação Brasileira de Ciclismo). É fundamental que haja incentivo através de projetos esportivos para esses atletas e também de outras modalidades. 


Revisão dos projetos esportivos para atletas individuais ou de equipes para que os mesmos sejam associados ou filiados a uma associação da modalidade ou clube de Poços de Caldas. Essa exigência faz com que as entidades que representam os atletas sejam valorizadas. 


16) CIDADE DO CICLISTA (ZONA SUL) 

          Está sendo criada uma pista de Super Cross na zona sul, a qual será de fundamental importância para cidade, pois através dela será possível receber campeonatos nacionais e internacionais, atraindo assim cada vez mais pessoas para Poços de Caldas. No espaço desta pista será fundamental criarmos outras estruturas como por exemplo PumpTrack, pista de XCO técnica para prática do MTB e espaço para o Bike Trial


17) COLOCAÇÃO DE PLACA “POÇOS DE CALDAS, CAPITAL NACIONAL DO CICLISMO” 

          Com todas as justificativas e ações acima, podemos classificar Poços de Caldas como a “Capital Nacional do Ciclismo”, conforme justificativa abaixo:

          - Única cidade que tem todas as modalidades do ciclismo (MTB, DH, Speed, Bike Trial, BMX)

          - temos a ACPC e sede própria para apoio aos ciclistas 

          - Malha de ciclovia abrangente e com grande potencial de crescimento, bastando apenas atenção especial do poder público

          - Atletas profissionais e reconhecidos nacionalmente em todas as modalidades do ciclismo.

          Posto isso, vimos apresentar nossa demanda em prol da população em geral e dizer que contamos com o emprenho e comprometimento de todos.

          Nos colocamos à disposição para esclarecimentos.

          Atenciosamente,

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